sábado, setembro 12, 2009

um workshop diferente sobre racismo.

Este video é bem antigo, mas seu conteúdo ainda é bem atual. Imaginem o que é uma pessoa negra sofrer preconceito diário por sua cor, já sei, você leitor, já leu diversos artigos e comentários por ai sobre o racismo coisa e tal, mas não pode dar um parecer sobre o racismo do ponto de vista dos negros, tão somente porque não é negro, não é verdade? (estou direcionando este texto aos que não são negros, percebeu né?só para ter a ver com o video)... Bom, esta bem, imagina um loiro, de olhos azuis sofrendo com o preconceito que outrora era dada aos negros. Conseguiu imaginar? Não? Então veja o que a professora Jane Elliot fez com um grupo de pessoas brancas e entenda um pouco o processo pelo qual se dá o preconceito.
O video está dividido em 11 partes, eu garanto que não irão se arrepender (estou falando isto para quem gosta de assuntos inteligentes e polêmicos)... No começo parece algo normal, um workshop como qualquer um por ai, mas não demora muito para que se veja pessoas sobre pressão chorando, só porque tem olhos azuis ou são brancas. Não vou colocar todas as partes aqui, mas já adianto, persistam no video, que aliás é ótimo para futuros psicólogos e educadores...

Assitam três partes:







Assista as outras partes aqui: Parte 4,
Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10, Parte 11.

Fonte: Teimosia.

3 comentários:

  1. É um EXCELENTE documentário. Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  2. ninguém me indicou , ninguém que eu conheça ouviu falar (isto é preocupante) , mas por sorte ha alguns meses atras acabei descobrindo este ÓTIMO documentario. que fala direto ao ponto do racismo , e de suas politicas falidas. Como disse o autor quem procura por algo inteligente e polemico , deve assistir.

    ResponderExcluir