quinta-feira, setembro 24, 2009

Contra o preconceito religioso


Uma manifestação em Brasília reuniu adeptos a religiões africanas com o objetivo de chamar a tenção para acepção destas religiões por discriminação.

É normal alguém dizer que uma pessoa negra dentro de uma roupa branca e ornamentada é "macumbeiro" ou bruxo, já faz parte da cultura do brasileiro achar que Iemanjá tem a ver com quem faz mandiga (feitiço) por ai, mas não é bem assim, e assim como a Umbanda (religião brasileira que descende da África e mistura alguns conceitos do espiritísmo e do catolicísmo) há diversas outras religiões no brasil que incorporam a África.
Ontem um grupo devidamente caracterizado fez uma caminhada em protesto contra o preconceito às várias religiões africanas ou inspiradas na África, chegando até ao congresso, de onde fizeram um ritual simbólico para "limpar" o local.

Clique na imagem para ver mais fotos no site da Globo:




Religião é que nem impressão digital, cada um tem a sua (pensou mesmo que eu falar bobagem né, rsrsr), e portanto, deveriamos respeitar as dferenças de crenças, pois se incomodar tanto com a religião do outro seria inferir que acreditamos de alguma forma na religão alheia. Seguir a postura de respeito à liberdade do próximo é a melhor maneira de demonstrar que seu Deus é acima de qualquer coisa. É como fez o alemão  Wolfgang Huber (bispo protestante) ao tentar deixar mais agradavel a relação da igreja Católica e e Evangélica (clica aqui para ver esta matéria completa).

 Fonte: G1, gospelmais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário